A cibercultura traz nova dimensão para a relação entre tecnologia e os processos comunicacionais sociais.
Lemos (2003) aponta três princípios desta nova cultura: a liberação da palavra, a conexão planetária e a reconfiguração social e política. A potência constituinte desses princípios possibilita que possamos pensar de maneira mais colaborativa. “Quanto mais podemos livremente produzir, distribuir, compartilhar informação, mais inteligente e politicamente consciente uma sociedade deve ficar” (LEMOS; LÉVY, 2010:27).
O cibernético mundo contemporâneo faz emergir um novo papel para os docentes quando estão na tarefa de dinamizar uma sala de aula onde trabalhar com diferentes linguagens e afinar-se com o “contexto de um mundo globalizado, ágil e dinâmico”, com as “novas subjetividades”, as “intersubjetividades” que surgem nessa sociedade contemporânea em que se discutem os extremos da dissolução e da educação do sujeito e o esforço das instituições educacionais na busca de um equilíbrio nesse tensionamento. Esse equilíbrio torna-se o grande desafio a ser vencido... QUE DESAFIO!!!
terça-feira, 17 de agosto de 2010
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